Análise – Gorillaz

Iniciando essa nova fase de posts aqui, sobre análise de quase tudo que eu tenho interesse (desde que tenha tempo), vou iniciar com uma análise de uma banda que eu amo muito, Gorillaz.

Gorillaz é uma banda virtual, ou seja, os seus integrantes não existem como pessoas reais, e suas vozes na verdade são dubladas, como em um filme de animação ou um anime da vida. Seu estilo oficial é o trip rock, mas em várias de suas músicas o estilo muda constantemente, passando de um instrumental lento a um hip hop bem dançante e cativante. O Grupo foi criado em 1998 por Damon Albarn e Jamie Hewllet. O Gorillaz “aparece” para o mundo em 2001, com seu primeiro álbum, Gorillaz, que teve excelente números de venda ao redor do planeta, e apresentava músicas que logo se tornariam bem conhecidas, como 19-2000, Clint Eastwood e Tomorrow Comes Today.

Outro álbum conhecido da banda foi lançado em 2005 (embora, anos antes, saíram o G-sides e o Laika Come Home), Demon Days, que fez literalmente a banda estourar no mundo, com hits como Feel Good Inc., DARE, entre outros. A banda também, nos clipes, apresentava uma nova roupagem, novas maluquices e uma continuação na história dos personagens. Nesse álbum, o falecido ator Dennis Hopper faz uma participação em uma música, e, no mesmo álbum, foi apresentada ao mundo, na minha opinião, uma das músicas “acústicas” mais lindas do mundo, Hong Kong.

Em 2010, eles lançaram o álbum Plastic Beach, que dá uma nova roupagem (novamente) a banda e seus clipes, com músicas dinâmicas e um pouco melancólicas, pela história que se passa nos clipes/músicas. Também teve o célebre show em que substituiram o U2 no BBC Glastonburry Festival, que simplemente foi PERFEITO.

Vale a pena ressaltar que, nas letras do Gorillaz, existem muitas críticas construtivas à concepção de um mundo perfeito, e a vida atual das pessoas, e a banda sempre participa de projetos sociais com pessoas e na proteção aos animais e da vida como um todo.

A intenção era avaliar os integrantes um por um, e quem sabe fazer uma plena descrição, mas, não há a necessidade de se fazer isso com os membros do Gorillaz, pois a banda é um estilo único.

Anúncios