Marinho Entrevista Sobre o Tema – Kpop

Bom pessoal, esses dias, tive a excelente idéia de realizar entrevistas (por e-mail) com uns amigos que gostam, sobre o gênero Kpop, seus conceitos e suas bandas/artistas. Iniciei a enviar os e-mails no dia 30/03 (última quarta-feira) e como já obtive algumas respostas, estarei postando-as aqui, para vocês conhecerem a opinião de kpoppers a respeito do gênero musical.

As respostas das entrevistas postadas, a cada post, serão as respostas de três entrevistados (pro post não ficar imenso, nesse de estréia, coloquei apenas dois, pois ainda não sei fazer um resumo no wordpress), sendo os que enviaram posteriormente terão sua entrevista publicada nos próximos posts. As respostas serão postadas na íntegra, salvo quando tiver alguma informação muito pessoal por parte do entrevistado (não vou publicar o bairro em que ele mora, por exemplo).

Se você quiser participar dessa entrevista/coleta de dados, deixe o comentário com o seu e-mail nesse post, que logo enviarei para você. Sem mais delongas, vamos as respostas.

Nesse primeiro post, verão as respostas do Felipe Barroso (conhecido entre os kpoppers brasileiros como “Solsagan”) e do Gabriel Godoi (Mais conhecido como Godoi).

1 – Bem, em primeiro lugar, se apresente, diga seu nome, de onde é (não vamos lhe sequestrar), sua idade, qual a sua profissão e etc.

Felipe Barroso: Então, Meu nome é Felipe sou do Piauí, mais precisamente de Piripiri, cidade pequena e pacata ^^ tenho 19 anos e estou terminando meu curso em licenciatura em computação.

Gabriel Godoi: Gabriel Godoi, 13, estudante, São José dos Campos – SP

2 – Como conheceu o Kpop? Foi por indicação, procura voluntária, foi ameaçado a ouvir e gostou? conte-nos a sua primeira experiência nesse estilo musical.

FB: Rapaz então foi engraçado, eu estava vendo umas fotos na net de garotas orientais, por que eu sempre gostei da beleza das mulheres orientais, nisso eu vi uma foto de uma que mais na frente eu viria descobrir seu nome, essa era Kim Hyo Yeon do grupo SNSD, uma coisa levou a outra, eu gostei de SNSD, logo achei o site soshibrasil onde conheci mais pessoas que curtiam SNSD e KPOP para todos os efeitos! eles foram me indicando outro grupos e bandas e eu indo atrás, e aqui estou eu, kpop como meu segundo amor já que minha alma ainda é muito METAL |,,|, Ò.ó  ,|,,|

GG: Indicação.

3 – Para você, quais são as principais diferenças entre o Pop coreano e o Pop ocidental? Qual dessas particularidades você considera marcante para o estilo da música e dos grupos/artistas? Existe alguma caracteristicas no Kpop que você não gosta/não concorda?

FB: Primeiro, eu gosto da musicalidade oriental, os toques que eles dão as musicas, a animação a energia, é algo que eu não vejo no pop ocidental a tempos… o empenho, a garra a vontade de crescer e mesmo assim a humildade dos artistas orientais me inspiram muito e eu gosto disso! Não, não tem nenhuma peculiaridade do kpop que eu não curta ou não concorde, não que seja perfeito, mas nada me desagrada nele ^^

GG: Eu acho que o pop coreano é um pouco mais agitado e lento ao  mesmo tempo, o pop japonês eu acho que é muito feliz. Eu acho que existem varios grupos diferentes e cada um com suas características. Por exemplo: o grupo After School é bem diferente do sub-grupo Orange Caramel. Eu gosto de todas as características do kpop, afinal, cada um tem seu gosto.

4 – Você conhece/escuta o Pop japonês? Se sim, quais as diferenças/semelhanças deste para o Kpop na sua opinião? E qual o motivo para o Kpop ser bem aceito em terras japonesas?

FB: Não, não escuto o jpop, escuto jrock mas ai é assunto para outra prosa, para resumir, os artistas coreanos do cenario pop tem MUITO mas muito mais carisma que os japoneses, isso ja conta muito em arrecadar fans hehe, e é sempre um show a cada lançamento a cada peformance, musicas envolventes e cativantes, e é isso, o jpop parece que está morno…

GG: Não.

5 – Na sua opinião, com a crescente quantidade de grupos que debutam a cada ano, o Kpop corre risco de ficar “saturado” ? O que, na sua opinião, as companhias poderiam fazer para evitar/amenizar esse risco?

FB: Olha, todo ano, todo mes, toda semana, e até todo dia se duvidar, pode nascer 1 banda nova, ai vamos, ela pode ser ruim ou ser boa, se for ruim logo vai ser mais uma no vale das esquecidas,se for boa vai crescer, e vai concorrer com as grandes atuais, isso gera a competição, que nos trazem melhores trabalhos para superar os concorrentes, e no meio disso tudo eu ja falei que todos la se respeitam ? hehe são cocorrentes nas vendas mas parceiros de carreira ( um pro do cenario do show business oriental como todo, claro que tem as confusões como em todo lugar, mas em bem menos quantidade e seriedade) ao meu ver, um mercado “saturado” é apenas um com mais opções para todos os gostos kk

GG: Não acho isso pois ao mesmo tempo que alguns grupo debutam, outros se despedem.

6 – O Kpop tem garantido também, vários fãs fora do território coreano, até mesmo fora do território asiático. O que o Kpop tem que cativa fãs de diferentes países fora da Ásia?

FB: Acho que ja respondi essa pergunta, juntando alguns fragmentos das minhas respostas anteriores ^^

GG: Tem a sua originalidade, suas letras com seus significados, seus diferentes ritmos, com diferentes vozes.

7 – Qual o seu Kgroup/Ksinger favorito? E o porquê de você gostar mais dele(a) do que os demais?

FB:k-group -> SNSD, amo essas meninas ^^ são o meu 1º grupo do kpop e a paixão cada vez aumenta, e graças a ela entrei nesse mundo novo hehe, fora que amo cada uma separadamente, e também a obra delas, sua carreira, musicas, gosto e sinto prazer de acompanhar ^^

k-singer -> Seo Taiji, o cara é O Cara, muito respeitado na coreia e fora dela, além de não se prender a rotulos e fazer o som que ele gosta de fazer naquela hora, sempre se renovando e inovando!!!!!

GG: Girls’ Generation. Porque é um grupo que sempre tem notícias novas, sempre tem algo a dizer. Mesmo sem estar nos palcos dos programas da KBS, MBC e a MNET elas são sempre inovadoras.

8 – O que você acha sobre os sites nacionais sobre grupos/cantores de Kpop e Kpop em geral?

FB: hehe tem poucos ainda de boa qualidade ^^ mas a comunidade brasileira é como posso dizer, a mais calorosa, e isso ajuda, participo de sites gringos e muitas vezes eles são bem frios com algumas coisas, não tem a animação e desenvoltura do nosso povo hehehe, no geral, eu curto os sites e a comunidade que eles acarretam.

GG: Acho eles bons, principalmente o Sarang Ingayo.

9 – Na sua opinião, o que falta, em termos de divulgação, para o Kpop ser mais “conhecido” no Páis Tropical, Abençoado por Deus, e Bonito por Natureza (vulgo Brasil) ? E o que falta para um grande show de Kpop em terras nacionais?

FB: praticamente toda a divulgação dos k-groups fora da asia é via Internet, projetos já são feitos a anos pelos fans e as agencias dos grupos sabem que eles tem fans, e MUITO FANS pelo grupo todo, falta mais do interesse deles de explorar esses novos mercados, mas aquela coisa do protecionismo oriental, faz com que eles não saiam muito de sua area.

GG: Falta o fim do preconceito com estilos de música asiática no Brasil.

10 – Pra finalizar, qual o integrante de grupo de Kpop (ou artista solo) é o seu favorito? (Se for de grupo, favor especificar o grupo ao lado do nome do artista)

FB: Sem duvida nenhuma, Kim Hyo Yeon( SNSD )

GG: Sunny – Girls’ Generation

Nota: SNSD e Girl’s Generation são o mesmo grupo, só que SNSD é a abreviatura do nome coreano e Girls’ Generation é um nome mais “internacional”.

Em breve, teremos a segunda parte com mais duas (ou três) entrevistas, aguardem.

