Marinho Entrevista Sobre o Tema – Kpop – Parte 2

Bom pessoal, dando continuidade as entrevistas com os kpoppers sobre o gênero (que você pode ler as duas primeiras, no post anterior, ou clicando aqui), hoje postarei mais três entrevistas, as do Victor Castro, do Yuri e do Jean.

Lembrando que, essas entrevistas foram feitas para se saber a opinião dos kpoppers brasileiros sobre o gênero, o mercado em si e sobre os grupos/artistas.

1 – Bem, em primeiro lugar, se apresente, diga seu nome, de onde é (não vamos lhe sequestrar), sua idade, qual a sua profissão e etc.

Victor Castro: Victor Amorim, de Brasilia, 16 anos, estudante.

Yuri: Yuri Aiala (kim), do Ceará, 13 anos, estudante.

Jean: Bom, Meu nome é Jean Carlos P., Tenho 16 anos, moro em Foz do Iguaçu/Parana, cidade das cataratas, e não tenho uma profiçao -q, mais pretendo, mais meu hobbies são ficar no pc o dia todo mexendo no Photoshop e ouvindo musicas…

2 – Como conheceu o Kpop? Foi por indicação, procura voluntária, foi ameaçado a ouvir e gostou? conte-nos a sua primeira experiência nesse estilo musical.

VC: Estava ouvindo uma rádio (radioblast), quando a DJ Lana tocou Run Devil Run de SNSD, então me apaixonei pela música e busquei mais sobre essa banda e depois fui descobrindo kpop.

Yuri: Bem eu assiti um video, ai tinha uma musica coreana de fundo ai eu coloquei no youtube “musicas coreanas” ai apareceu Morning Musune. Não gostei e sai, quando voltei tinha duas indicaçoes. Uma era Wonder Girls, vi o video e nao gostei. Ai fui ver o outro, era SNSD, eu amei, e ai começou todo o amor.

JC: Bom, Eu estava no youtube como sempre dai sempre pesquisava musicas j-pop/rock, pois curtia as musicas (oppening/ending) de animes, depois dando uns cliques em vídeos encontrei a Jessica Jung do Girl group SNSD (Girls’ Generation), ela estava cantando uma musica muito legal com um comediante, a musica chamava (Naengmyun). Essa musica faz parte da minha vida até hoje, pois foi com ela que eu comecei a escutar K-pop, e com a Jessica que eu conheci as outras soshis…, Devo a ela *-*

3 – Para você, quais são as principais diferenças entre o Pop coreano e o Pop ocidental? Qual dessas particularidades você considera marcante para o estilo da música e dos grupos/artistas? Existe alguma caracteristicas no Kpop que você não gosta/não concorda?

VC: Não sei ao certo, mas o pop coreano mostra mais a cultura do país e nos faz querer buscar mais sobre ele. Para mim Kpop está bom do jeito que está, e já está começando a investir suas músicas para o mundo todo.

Yuri: Pop coreano ele é algo menos conhecido, tem um toque bem diferente e é algo muito melhor. Já no pop ocidental voce é acostumado a ver pessoas em polêmicas, diferente dos coreanos,um estilo em que quase tudo é igual e a batida é mais envolvente e seus cantores geralmente fazem mais sucesso. concordo com tudo.

JC: Pra min, Não existe muita diferença, só na língua… pois todas as musicas que escuto, tanto os dois estilos, sempre passam um sentimento pra min…, uma característica que eu não gosto são as Agências, pois acho que eles pegam muito pesado as vezes, por exemplo a SM, ela, pra min é umas das agencias bem poderosas na coreia, mais acho que elas pegam pesado com os Debut/shows/ensaios de grupos…

4 – Você conhece/escuta o Pop japonês? Se sim, quais as diferenças/semelhanças deste para o Kpop na sua opinião? E qual o motivo para o Kpop ser bem aceito em terras japonesas?

VC: Sim, escuto jpop, as diferenças são mais o investimento, na minha opinião kpop investe mais nas produções de seus artistas do que jpop, por isso é bem aceito no Japão.

Yuri: Escuto sim. AKB48, Morning Musune, Orange Caramel e outras. A diferença é quase nenhuma, só o ritmo mesmo que é um pouco diferente do ritmo coreano. E o motivo de ser aceito é que o Kpop é ótimo e os japoneses merecem ouvir kpop também.

JC: Pra mim acho que é o sentimento, pois J-pop tem um sentimento fofo, carismático, legal e divertido e no K-pop tem tudo isso, e é mais profundo e muito fofo, ate nos Boy Groups ou solos…

5 – Na sua opinião, com a crescente quantidade de grupos que debutam a cada ano, o Kpop corre risco de ficar “saturado” ? O que, na sua opinião, as companhias poderiam fazer para evitar/amenizar esse risco?

VC: Sim pode ficar, mas a industria musical coreana é bem critica, então só os bons sobrevivem, por isso as empresas debutam tantos grupos.

Yuri: Não, para mim não tem isso. as bandas de hoje em dia são super legais tambám, como Da Shabet e CHI CHI e varias outras também.

JC: Nao, Quanto mais grupos mais músicas, ideias, sentimentos para ter nessa vida, pensamentos… E as “Companhias”, acho que não deveria fazer nada, pois mesmo assim vai ser o trabalho deles formarem grupos de k-pop e ganharem dinheiro em cima disso…

6 – O Kpop tem garantido também, vários fãs fora do território coreano, até mesmo fora do território asiático. O que o Kpop tem que cativa fãs de diferentes países fora da Ásia?

VC: A forma de cultura diferente, curiosidade na lingua cantada, nas danças diferentes…

Yuri: As vozes, os rostos perfeitos, os toques, as melodias, as batidas e as cantoras, as bandas… tudo isso cativa as pessoas de fora.

JC: Bom, isso depende de cada pessoal que ouve as musicas… Mais os K-pop além de mostrar a cultura coreana, nos deixa alegres e felizes so escutando as musicas.

7 – Qual o seu Kgroup/Ksinger favorito? E o porquê de você gostar mais dele(a) do que os demais?

VC: SNSD, por que foi o primeiro grupo que ouvi e o que mais me cativou pela beleza, simplicidade e capacidade de atuar bem em varietys shows.

Yuri: SNSD. Gosto mais delas por que realmente sao perfeitas foi minha primeira girlband e sao nove garotas fascinantes.

JC: O meu Grupo favorito é as SNSD ou Girs Generations, pois as voses delas, o jeito, o sentimento de cada tom musical delas é lindo de mais, Mais ainda tenho vários KGroup e Ksinger favoritos, mais citei elas, pois foi a primeira que me encantou…

8 – O que você acha sobre os sites nacionais sobre grupos/cantores de Kpop e Kpop em geral?

VC: Eles dão duro para divulgar seus cantores favoritos e o kpop no Brasil, estão de parabéns!!

Yuri: Eu acho eles realmente muito bons. Deles, o SoshiBrasil e Sarangingayo sao meus favoritos.

JC: Acho que deveria ter mais site sobre os diferente grupos de K-pop, para divulgar mais e saber mais sobre as noticias que ocorrem com cada group/singer. O que tudo que um fã espera saber, são noticias do que está acontecendo com o seu group/singer favorito…

9 – Na sua opinião, o que falta, em termos de divulgação, para o Kpop ser mais “conhecido” no Páis Tropical, Abençoado por Deus, e Bonito por Natureza (vulgo Brasil) ? E o que falta para um grande show de Kpop em terras nacionais?

VC: Falta as pessoas abrirem mais a mente para a cultura oriental, pois existe um certo preconceito, e só terão shows grandes se tiverem bastante fãs.

Yuri: Mais conhecimento deles no nosso territorio, pois é tipo, se lady gaga nao fosse famosa ela nao faria muitos shows. Entao a divulgaçao ajuda.

JC: Bom, pra min acima de tudo é o conhecimento, pois todos já ouviram ou estão ouvindo musicas K-pop ou J-pop, mais não sabe quem canta, mais sempre tem curiosidades pra saber mais sobre o cantor(es), E Para ter um grande show, precisa de bastante fans, pois o brasil tem alguns, e ainda talvez os gringos/ de fora do nosso querido pais, iriam vir pra contemplar o show… \o/

10 – Pra finalizar, qual o integrante de grupo de Kpop (ou artista solo) é o seu favorito? (Se for de grupo, favor especificar o grupo ao lado do nome do artista)

VC: Bem, eu tenho um TOP 5 vou falar ele: Sooyoung (SNSD), TOP (Big Bang), Park Bom (2NE1), YongHwa (CNBLue) e SoHyun (4Minute).

Yuri: Tenho cinco… Jessica Jung (SNSD), HyunA (4minute), CL (2ne1), Hyosung (Secret) e Hyomin (T-ara)

JC: Praticamente eu não tenho uma integrante/artista favorito, todas(os) são favoritas(os), mais se for citar uma que ira citar todas seria a Jessica Jung da Girl Group SNSD, Pois ela pra mim, é a vida, pois sem ela não teria conhecido tudo isso, sem ela não estaria digitando isso aqui…

Bom pessoal, com essas três entrevistas encerro o post da segunda parte, mais uma vez agradeço aos entrevistados e as outros kpoppers que responderam minhas entrevistas, em breve serão todas publicadas. Se você está vendo essa série de post pela primeira vez, e se interessar o assunto, deixe um comentário pedindo para participar que logo entrarei em contato com você. A primeira parte da série de entrevistas você pode ver aqui.

Se leu e gostou/não gostou/tem sugestões a fazer, deixe um comentário, assim nas próximas poderemos melhorar.

Em breve, a terceira parte das entrevistas será postada, aguardem.

