Coreanas que você deveria conhecer #2: Jeon HyoSung

“Da luta vem a vitória”. Essa frase, utilizada por muitas torcidas no mundo do futebol, serve muito para descrever a vida cheia de obstáculos que uma integrante de um dos mais conceituados girl groups da Coreia teve. Nesse segundo post da série Coreanas que você deveria conhecer, vou falar um pouco sobre uma das integrantes mais amadas do mundo do Kpop, tanto por sua beleza, quanto por sua história emocionante de vida. Vamos falar de Jeon Hyo Sung (전효성), do grupo SECRET.

Imaginem uma família que passa por incríveis dificuldades financeiras. Nela, até os filhos, de menor idade, tem que arrumar meio de ajudar na renda de casa. Isso parece a realidade de muitas famílias brasileiras, mas essa foi, durante muito tempo, a realidade da família de HyoSung.

Quando ela cursava o equivalente a terceira série do ensino fundamental, sua família passou por uma crise financeira terrível, o que fez ela, até então muito nova, ter que trabalhar entregando jornais na região para auxiliar a renda da família. Hyo, em entrevista, falou: “Eu ganhava cerca de 12 dólares de salário por mês. Então eu guardava esse dinheiro para comprar material escolar e alguns presentes para os meus pais. Mesmo sendo um trabalho cansativo na parte da manhã, eu fazia com a maior dedicação, pois fazia isso para ajudar minha família”.

Desde jovem, HyoSung se destacava por saber dançar e cantar muito bem, mas foi apenas quando ela cursava a sexta série que, ajudada (e encorajada) por seus amigos, ela decidiu, paralelamente aos estudos, tentar investir nesse meio. No ensino médio, ela era integrante do grupo de dança de sua escola, e assim decidiu  que iria fazer o teste de audições que era realizado de tempos em tempos em Seoul. Pra isso, Hyosung começou a trabalhar meio período para acumular recursos para ir até a capital para realizar o teste. No início, os pais dela foram contra, mas, ao verem a dedicação da filha, decidiram apoiar ela nesse desafio.

Durante sua temporada de testes e audições, ela foi reprovada em várias que participou, mas sempre com o apoio dos amigos e dos seus pais, ela continuou determinada a conseguir a aprovação em alguma audição e, depois de um tempo, ela conseguiu seu primeiro prêmio individual num teste, ficando em primeiro lugar. Pelo apoio recebido dos pais, ela usou o prêmio (um giftcard de um Shopping) e comprou pra eles um cartão. Tempos depois, ela participou do Battle Shinhwa da MNet Media e passou na última vaga (eram seis), garantindo assim um contrato com a Good Entertainment, assinando contrato em 2006 e mudando-se pra Seoul, onde dividiu dormitório com YuBin e Uee.

Após um tempo, com formações de grupos que nunca chegaram a estrear, ela decidiu que não queria perder tempo focando em apenas uma atividade, e decidiu focar nos estudos para entrar na universidade, voltando a trabalhar meio período. Após a ida de YuBin para debutar no grupo Wonder Girls, ela ficou só com Uee no dormitório, e assim continuou se dedicando ao trabalho e aos estudos, afim de entrar na Inha University.

Só que, em 2008, seu pai foi diagnosticado com um câncer; mesmo após o tratamento e remissão do mesmo, tempo depois ele retornou, e seu pai ficou internado no hospital por aproximadamente dois meses e meio, vindo a falecer no dia 7 de Maio de 2008. Após o ocorrido, ela saiu da Good Ent. e foi novamente trabalhar e focar nos estudos, para tentar entrar na universidade. Entretanto, seus planos foram mudados quando ela foi contactada pela TS Entertainment ainda em 2008, assinando um contrato e passando a viver no dormitório da empresa.

Em 2009, veio a aguardada notícia, Hyosung, juntamente com Han Sunwha, Song JiEun e Jung Hana, iriam debutar em Outubro em um quarteto denominado SECRET. Elas debutaram com o single I Want You Back e, a partir disso, foram ganhando popularidade e reconhecimento, na Coreia e posteriormente no Japão e em outros países da Asia.

Numa entrevista, já como membro do SECRET, Hyosung falou “O hospital disse para nós ficarmos preparados. Minha mãe me disse para aproveita ao máximo o meu tempo e me mandou de volta para Seul. Eu estava tão triste que eu não poderia estar ao lado do meu pai. No aniversário da minha irmã mais nova é no dia 6 de maio, ele tirou a máscara de oxigênio em 7 de Maio. Ele estava tão magro pois ficou sem comer nada por 40 dias. Ele estava tão doente, mas ele continuou trabalhando duro para nós. Eu não conseguia lidar com a morte dele por um muito tempo. Mesmo agora, eu ainda me sinto mal quando eu volto para casa, e ele não estará lá esperando por mim com um sorriso. Eu me pergunto o quão feliz ele teria sido a me ver como membro do Secret, promovendo com álbuns.”

E aqui finalizamos esse segundo post dessa série. Espero que tenham gostado do resumo da emocionante história de vida da HyoSung. Esse post foi produzido com informações provenientes do Secret BR, do All-Idol e da Panela Kpop.

