MNet Asian Music Awards 2012 – Parte 1

Então, depois de certo tempo sem posts (monografia apresentada, e correções, as quais ainda estou nelas) volto com um post especial, sobre o MAMA (MNET Asian Music Awards) desse ano, premiação que o canal a cabo MNet promove todo ano, um timpo de VMA/VMB de lá.

A temporada de votação pela internet já esta aberta. Nela, podemos votar em um artista/música em cada uma das vinte categorias diferentes. Isso não significa que o vencedor das votações em cada categoria seja o vencedor, pois a votação online equivale a uma certa porcentagem na avaliação final quando somado a nota dos 40 juizes designados para votar (presidentes de empresas, críticos de música, personalidades…). A proporção dos votos varia em cada categoria, sendo míseros 10% de umas a 40% em outras (Artista Global).

Nesse post, irei mostrar os concorrentes em cada categoria e fazer certos comentários quanto a alguns deles, para isso, dividi meus comentários em duas linhas, a primeira, intitulada Quem merece ganhar, e a segunda, Quem eu gostaria que ganhasse. Se mais conversas, vamos as categorias.

1) Melhor Novo Artista Feminino

Concorrentes: AOA (Elvis), SPICA (Russian Roulette), Ailee (Heaven), JUNIEL (illa illa) e HELLOVENUS (Venus).

Quem merece ganhar: Bem, temos cinco concorrentes novatos de responsa. Considero esse ano promissor quanto aos artistas femininos estreantes e, se tivesse espaço pra mais um na lista, colocaria o grupo FIESTAR entre eles, mas, falando sobre os cinco, pelo que foi apresentado por todos eles até então, e o retorno do público, meu Quem merece ganhar vai para Ailee com a música Heaven.

Quem eu gostaria que ganhasse: Uma escolha difícil, pois gostei muito do AOA e do SPICA, mas eu gostaria que HELLOVENUS levasse o caneco, algo difícil, mas não impossível no mundo dos jurados da MNet.

2) Melhor Novo Artista Masculino

Concorrentes: B.A.P (Crash), EXO-K (MAMA), Busker Busker (Cherry Blossom Ending), Ulala Session (Beautiful Night) e John Park (Falling).

Quem merece ganhar: Fica difícil, acompanhei pouco esses grupos, mas o B.A.P promoveu algumas músicas a mais que seu provável concorrente direto, o EXO-K. Mas não podemos esquecer o Busker Busker, que vendeu horrores nesse ano. Ulala Session foi uma agradável surpresa, mas não sei se eles tem força pra chegar ao topo dessa votação. Pra mim, John Park corre por fora. Meu QMG vai pra Busker Busker.

Quem eu gostaria que ganhasse: Ulala Session, foram diferentes do comum nesse debut.

3) Melhor Artista Feminino

Concorrentes: GNA (2HOT), GAIN (Bloom), Baek JiYoung (Good Boy), BoA (Only One) e IU (You and I).

Quem merece ganhar: BoA teve seu esperado retorno com excelentes músicas, mas na minha opinião quem merece ganhar é a queridinha da Coreia, IU.

Quem eu gostaria que ganhasse: GNA. Estou votando nela, mas sei que ela ganhar será a zebra mais zebra de todas as zebras que já zebraram no mundo da música.

4) Melhor Artista Masculino

Concorrentes: G-DRAGON (Crayon), K.WILL (I Need You), JYP (You’re the one), Se7en (When I Can’t Sing) e PSY (Gangnam Style).

Quem merece ganhar: Muitos podem discordar de indicações para PSY com seu Gangnam Style, mas ele conseguiu com uma música o que diversos artistas demoraram muito tempo pra conseguir (e muitos não conseguem), e não falo de número de views no Youtube. PSY é quem merece ganhar esse troféu.

Quem eu gostaria que ganhasse: Se7en.

5) Melhor Grupo Feminino

Concorrentes: 2NE1 (I Love You), Girls’ Generation-TTS (Twinkle), SISTAR (Alone), KARA (Pandora) e T-ara (Lovey-Dovey).

Quem merece ganhar: Aqui temos um dos maiores impasses desse ano. Ao meu ver, 2NE1 veio com a melhor música já feita por elas, pena que não teve um resultado legal em vendas (vendeu bem, mas além das expectativas para o grupo). TaeTiSeo, pra mim, corre por fora (apesar de ser fã e ter comprado o álbum, não acho que elas mereçam esse prêmio, apesar de terem vendido bem). SISTAR com Alone fez bem, ótimas vendas, boa música, tem grandes chances. KARA com Pandora foi bem, mas elas priorizaram o mercado japonês esse ano, e esse fato, nas mãos de jurados rígidos, pode pesar. Já com T-Ara, temos um problema. O grupo seria facilmente levantado pelos juízes para disputar no mano-a-mano essa categoria e inclusive a de Artista do Ano, já que tiveram um ótimo retorno com os lançamentos do Funky Town e do Day by Day, mas teve toda a novela que culminou na saída da Hwayoung do grupo, e isso deixa um pepino do tamanho de um trem na mão dos jurados. Meu QMG fica divido, com SISTAR (após o 31/07) e o T-Ara (antes do 31/07).

Quem eu gostaria que ganhasse: T-Ara.

6) Melhor Grupo Masculino

Concorrentes: TVXQ (Catch Me), BEAST (Beautiful Night), Big Bang (FANTASTIC BABY), Super Junior (Sexy, Free & Single) e Shinwha (Venus).

Quem merece ganhar: Apesar do Shinwha ter feito seu retorno muito bem, Big Bang, ao meu ver, merece mais que eles o caneco.

Quem eu gostaria que ganhasse: Shinwha.

7) Melhor Grupo Global – Feminino

Concorrentes: 2NE1 (I Love You), f(x) (Electric Shock), Girls Generation-TTS (Twinkle), Wonder Girls (Like This) e KARA (Pandora).

Quem merece ganhar: Outra vez, concorrentes de peso em uma categoria que deveria ter 10 concorrentes (SISTAR, T-Ara, 4Minute e alguns outros teriam vaga nesse meio também). Meu QMG vai para f(x) e seu choque elétrico.

Quem eu gostaria que ganhasse: KARA. Mas será dificil, visto que a votação dessa categoria tem peso 4 na nota final e pelo visto f(x) vai ganhando esses quatro pontos.

8) Melhor Grupo Global – Masculino

Concorrentes: CNBLUE (Hey You), TVXQ (Catch Me), BEAST (Beautiful Night), Big Bang (FANTASTIC BABY) e Super Junior (Sexy, Free & Single).

Quem merece ganhar: Não escrevi isso na categoria anterior, mas acredito que um grupo precise “sair da toca” para ganhar um prêmio desses, sendo assim, TVXQ, Big Bang e Super Junior saem na frente, mas acredito que pela aceitação, Big Bang mereça mais que os outros dois grupos.

Quem eu gostaria que ganhasse: Big Bang.

9) Melhor Performance de Colaboração (eita nome feio)

Concorrentes: Davichi & T-Ara (We were in Love), JYP & GAIN (Someone Else), SKULL & HAHA (Busan Vacance), Trouble Maker (Trouble Maker) e Huh Gak & Zia (I Need You).

Quem merece ganhar: Por apelo público, Trouble Maker. Pela crítica, Davichi & T-Ara. Sendo assim, vai os dois.

Quem eu gostaria que ganhasse: Davichi & T-Ara. Pra mim, a música mais bela dessas cinco.

10) Melhor Trilha Sonora Original (And the Oscar goes to…)

Concorrentes: LYN (Back in Time – The Moon That Embraces the Sun), Seo In Guk & Jeong Eun Ji (All for You – Reply1997), Lee Jong Hyun (My Love – Gentlemen’s Dignty), TaeYeon (Missing You Like Crazy – The King 2 Hearts) e Huh Gak (One Person – Big)

Quem merece ganhar: Dois merecem, Lee JongHyun e TaeYeon. Ambos produziram músicas belíssimas, ambos ganharam horrores em prêmios com elas.

Quem eu gostaria que ganhasse: TaeYeon, achei muito bela a música dela.

 

Assim, com as dez primeiras categorias encerro essa primeira parte sobre o MAMA (ou então o post iria ficar imenso). Muitas coisas escritas refletem minha opinião, só quis colocar elas aqui para discussão. Não sou e jamais serei o dono da verdade, um julgamento meu pode diferir do de outra pessoa, o que for bom pra ela pode não ser pra mim e vice-versa, então, não levem nada escrito aqui para o lado pessoal, nem tomem como verdade absoluta.

Em breve teremos a parte 2 desse post, envolvendo as outras 10 categorias.

