Coreanas que você deveria conhecer #3: Kim HyunA

Bem, voltando com mais um post dessa amada categoria desse blog (a mais amada, talvez), e hoje, decidi aqui escrever um pouco sobre ela que pode ser considerada por muitos a gostosa do pedaço musa do kpop da atualidade. Sim, estamos falando dela, a moça do sorvete e do Bubble Pop, ninguém mais ninguém menos que HyunA (ou HyunAh), integrante do grupo 4Minute.

HyunA

HyunA

Sim, mas quem é HyunA?

Bem, HyunA nasceu em 1992 e é uma cantora sul-coreana, dançarina, rapper, modelo, compositora, designer e membro do girlgroup 4Minute, que é escravo da agenciado pela Cube Entertainment. Além de tudo isso, ela também tem uma carreira solo (falaremos mais adiante) e é ex-integrante do girlgroup Wonder Girls.

Legal, conta um pouco sobre a carreira dela!!

Após um tempo de treinamento que todos os aspirantes a idol são obrigados a fazer pelas empresas, HyunA teve seu debut no ano de 2007 como integrante do grupo Wonder Girls, pertencente a JYP Entertainment. No grupo, além de dançar, ela tinha a responsabilidade de ser a rapper do grupo. Mas, devido a alguns problemas (segundo fontes, problemas de saúde, como fadiga e uma gastroenterite crônica) sua família solicitou a saída dela do grupo.

Mais tarde em 2008, aparentemente já curada de seus problemas de fisiologia humana, ela assinou contrato com a Cube Entertainment, onde mais tarde se juntaria com outras garotas para a formação de um grupo que iria debutar no ano seguinte (sim, é o 4Minute). Assim, em 15 de Junho de 2009, HyunA debutava no 4Minute com suas novas companheiras, com o single Hot Issue.

E a Carreira solo da Hyuna…

Chega o ano de 2010, e logo em seu início, o mundo coreano é abalado pelo lançamento do single Change. Single esse que teve boas vendas digitais, alcançando quase três milhões de unidades adquiridas nos mais diversos meios não-físicos. Mas nem tudo foram flores, e, uma semana e meia depois, o MV de Change foi classificado como inadequado para menores de 19 anos na Coreia por conta da dança “provocativa e extremamente sensual” da Hyuna, que “poderia levar os jovens coreanos para um caminho cheio de pecado e luxúria”. Após uma edição do vídeo original, ele foi reclassificado como adequado para todas as idades pela maioria das emissoras coreanas, estando assim apto a ser exibido durante a programação. Confiram abaixo uma performance ao vivo de Change e tirem suas próprias conclusões sobre a coreografia “que poderá levar nossos jovens para a perdição”. Após ver, imaginem o mesmo live com ela de shorts curtos. Não, não imaginem, ou a perdição estará na sua porta.

No mesmo ano, HyunA, em paralelo com suas atividades com o grupo, lançou alguns singles de menor expressão, alguns deles com vendas revertidas para diversos tipos de programas de auxilio a pessoas necessitadas e doentes, mas foi em 2011, mais precisamente em junho, que ela apareceu (novamente) aos olhos dos coreanos com mais um MV (e mais uma coreografia para dar dor de cabeça aos órgãos de apoio a juventude), estamos falando de Bubble Pop!.

Desnecessário dizer que, pouco tempo depois, o MV sofreu alguns boicotes por algumas emissoras por apresentar “Conteúdo parcialmente atrevido”. Ainda em 2011, ela faria um dueto com o cantor Hyunseung do BEAST, nascendo assim o Trouble Marker, que lançaria uma música (com MV) de mesmo nome.

Melting

Melting

Em 2012, HyunA teve um salto de popularidade imenso, principalmente fora da Coreia. Ela aparece como dançarina feminina principal no MV de Gangnam Style, do PSY, onde faz um “par nada romântico” com ele. Posteriormente, foi lançado uma versão feminina da música, entitulada “Oppa Is Just My Stile”. Antes que vocês perguntem, o MV não foi banido/censurado por conta de coreografias.

Mas a HyunA não parou por aí, e em outubro de 2012 já estava com um mini-album disponível, o Melting, cuja música de trabalho se chama Ice Cream, que conta no seu MV com uma pequena participação do PSY (o que, de certa forma, impulsionou e muito a popularidade do vídeo). Não, o MV não sofreu censura, mas uma música do mini-album sofreu banimento pelas emissoras KBS e MBC por causa de uma citação ao aplicativo de celular KakaoTalk na letra da mesma.

Considerações finais

Na humilde opinião desse que vos escreve, HyunA já tem seu nome feito no Kpop, principalmente por conta de sua curta carreira solo. Por mais que os banimentos e censuras a tenham afetado, suas músicas tem qualidade (embora muitos conservadores torçam o nariz pra isso). Ela tem nas suas coreografias carregadas de sensualidade e em suas letras constantes uma característica que pode (e acredito que irá) ser de grande valia nos seus futuros trabalhos. Ela pode não almejar uma carreira solo ao estilo da BoA, nem querer uma exposição exacerbada feito as estrelas do Pop mundial, mas se manter o nível poderá se tornar um símbolo da Coreia (e do Kpop) em alguns anos.

E isso é tudo, espero que tenham gostado desse resumão básico sobre a HyunA. Não ficou nos moldes que eu queria, mas devido a algumas circunstâncias do presente momento, é tudo o que tenho para atualizar o blog. Até a próxima pessoal.

Anúncios