Meus melhores MVs de Kpop em 2012

ano novo

Primeiramente, como foi a passagem do ano? Hehehehe, após ler o relatório final de 2012, vi que só tinha postado 12 artigos no ano inteiro (uns reviews, três tutoriais e três Coreanas que você deveria conhecer…) e achei pouquíssimo!!! Tentarei, nesse ano de 2013, por regularidade aqui sempre com posts interessantes, nem sempre sobre Kpop, já que escrevo aqui sobre meus interesses mesmo. Então, iremos logo começar 2013 com o primeiro post dessa nova era (parece até chamada de televisão), com os melhores MVs que o Kpop lançou em 2012, na minha humilde opinião, é claro. Tentarei AO MÁXIMO não ser fanboy aqui, mas será dificil….

10) Leessang – Hard To Be Humble

O que imaginar de um clipe em que toda a ação ocorre na narrativa/perspectiva de duas crianças de no máximo nove anos? Duas crianças que se vestem feito adultos e saem por aí aprontando altas confusões numa cidade grande, parece até citação do narrador das chamadas dos filmes da tarde, mas não é. Elas atrapalham relacionamentos e até mesmo combatem o crime pelas ruas. Tudo isso somado a uma letra simples a primeira vista, porém muito interessante e alegre. Ah, e a parte dos tapinhas no bumbum é hilária.

9) SISTAR – Loving U

Música perfeita, clipe idem. Filmado no Havai, é inteiramente um clipe de verão. Praias, toboáguas, tubos, bóias, corpos molhados, homens e moças de biquini, pranchas de surf, e um dos por-do-sol mais belos que podemos ver em um clipe musical. As cenas em que as garotas estão em cima de um carro, e as do por-do-sol são belíssimas, com uma excelente direção de cena nessa parte. O MV tem um esquema de câmera fixa que foi muito bem utilizado. Não encontrei, mas adoraria ver o making off desse vídeo.

8) UlalaSession – 아름다운 밤 (Beautiful Night)

Hilário, só posso escrever isso pra definir o que é esse MV. Um casamento “comum” se transforma em uma verdadeira festa louca, e tudo isso por conta de uma bolsa de mão “furtada”. E continua numa after party do casamento. Sem dúvidas é um dos vídeos musicais mais engraçados desse ano de 2012, de todos os estilos.

7) KARA – PANDORA

KARA demorou quase um ano para lançar algo na Coreia após STEP, e voltou com uma música feita para os fãs (apesar da letra um tanto quanto…quente). PANDORA é uma boa música, e seu MV é bom, mescla a imagem das garotas a um excelente jogo de luz em ambiente semi-fechados, incluindo aí uns urbanos (vielas e um estacionamento. Nicole e JiYoung com seu cabelo azul chamam grande parte da atenção do MV pra sí.

6) Girls’ Generation-TTS – Twinkle

Após um tempo desde o lançamento de The Boys, o Girls’ Generation surpreende e nos lança uma sub-unit com as integrantes Taeyeon, Tiffany e Seohyun (daí o TTS, TaeTiSeo). MV com uma atmosfera que remete aos grandes musicais americanos, incluindo aí seus filmes. O MV perde um pouco seu brilho da parte das escadas pra frente, mas nada que derrube o conceito do mesmo (achei o figurino azul delas o melhor, mas a primeira parte do MV é impressionante).

5) PSY – 강남스타일 (Gangnam Style)

Pra muitos, a melhor música de 2012. Ao menos é a que fez mais sucesso. O MV segue a letra da música, uma crítica aos novos ricos coreanos residentes em Gangnam, distrito de Seoul. Com boa direção, o MV se torna impressionante mantendo sua simplicidade, tanto nas locações internas (metrô, banheiro, elevador, estábulos…) e nas externas (barcos, faixa de pedestres de Gangnam…). O jogo de luz na parte final do MV prejudicou um pouco, poderia ser mais longo e com outra cor, mas nada que tire o brilho de Gangnam Style.

4) After School – Flashback

Pegue oito garotas bonitas e as ponha para dançar em uma sala que parece saída da mansão do primeiro jogo Resident Evil, ponha na sala um lustre brilhante e iluminado, faça um jogo de luz pra deixar o ambiente mais sombrio e mecha no contraste e na saturação do que ficar estranho. Ponha um cara amarrado numa cadeira só pra figuração e tal, no final, mude pra um tom mais claro. As cenas delas na cadeira, e a que aparece elas dançando, uma a uma, bloqueando a luz de uma fonte localizada atras, entre grades, foi muito bem bolada. Sem dúvida um dos MVs mais interessantes de 2012. E olhem essa UEE.

3) T-Ara – Sexy Love

Um dos já conhecidos MVs do T-Ara produzido pela CCM/Loen. Um drama, história que é a continuação dos fatos ocorridos no MV que precede esse, o de Day by Day. MV belo, bem dirigido, com uma fotografia interessante e boa atuação das “atrizes” do T-Ara. Só acho que deveriam dar espaço as outras pra atuarem também. Agora, Eunjung como a Dani crescida não ficou legal pra mim.

2) T-Ara – Day by Day

Por que o de Day by Day teve uma colocação melhor que o de Sexy Love? Ele soa mais “natural” (se é que algo pode soar mais natural no universo em que ele se passa). A gangue de Jiyeon contra a indefesa Hyomin é um espetáculo a parte, e tem a Dani. A Dani da Dani. Prefiro a Dani da Dani à Dani da Eunjung pois a Dani da Dani (não se perca) é indefesa, e apesar da Eunjung ser uma atriz mais experiente do que a Dani, a Dani da Eunjung é uma coisa mais baddass, enquanto a Dani da Dani (oi?) é mais delicada, indefesa, infantil. E Jiyeon não joga limpo no MV. No mais, idem ao de Sexy Love, poderiam dar espaço as outras no MV, adoraria ver Boram atuando.

1) SECRET – POISON

Um MV que remete aos anos passados (quase uma era vitoriana), e que tem uma grande ajuda da música que ele representa, esse é o MV de (you are my) POISON. Diferente do T-Ara, aqui se usa todas as integrantes (só tem quatro né). Na parte do “drama” do vídeo, temos uma boa impressão, sem utilização de técnicas complexas de filmagem (exceto na parte do carro, que ficou uma coisa meio “Tarantino“). Na parte dança, temos o velho e bom jogo de luz no fundo, contrastando com a posição das garotas bem a frente, o que ocasiona muitos closes, muito deles de uma posição ascendente. O uso da grua fica evidente aqui, e muito bem feito, principalmente nas partes de dança da Zinger.

Pronto, esses foram os 10 melhores MVs de 2012 na minha opinião. Poderia por Talk That, outro MV do SECRET, na lista, mas não consegui encaixar ele, e um da lista teria que sair. Não acompanho muito boybands, logo, vocês poderão estranhar a ausência de MVs de grupos como BIGBANG, TVXQ!, entre outros que são muito bons nessa lista. Isso é puramente pessoal, são minhas opiniões sobre os MVs lançados em 2012.

ps. Queria colocar Cherry Blossom Ending aqui também, mas ficaria na mesma situação de Talk That.

Anúncios